top of page

Projetos de pesquisa

Concluído

2020 - 2024
FAPERJ Segunda Chamada Emergencial de Projetos para Combater os Efeitos da
Covid-19 (2020) - E-26/210.263/2020
Tecnologias integradas para fortalecimento das cadeias de suprimento alimentar e de
EPIs na pandemia de COVID-19

Descrição: O projeto visa o fortalecimento das cadeias de suprimentos alimentar e de EPI na resposta a pandemia do COVID-19 ao avaliar o impacto da pandemia nos diferentes elos das cadeias de suprimentos (produtores, distribuidores, varejistas/atacadistas e consumidores) do Rio de Janeiro. Assim, é proposto o desenvolvimento de tecnologias integradas para melhor planejamento das cadeias de suprimento alimentar e de EPI através de informações em tempo real de mídias sociais, ao mesmo tempo que reforça a produção de EPIs para hospitais públicos no Rio de Janeiro. Tais tecnologias permitem análises técnicas mais avançadas pelos tomadores de decisão nas organizações, permitem melhor visualização e compreensão dos dados pela sociedade civil, além de representarem avanços científicos para a gestão de cadeias de suprimento em contexto de crises, emergências e ajuda humanitária.

Integrantes: Tharcisio Cotta Fontainha - Integrante / Adriana Leiras - Coordenador / Francisco José de Castro Moura Duarte - Integrante / Amanda Fernandes Xavier Pedrosa - Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

Concluído

2020 - 2024
FAPERJ Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa - E-26/211.029/2019

Consolidação e aprimoramento das pesquisas em Gestão de Operações no contexto
de Crises, Desastres e Ajuda Humanitária no estado do Rio de Janeiro

Descrição: O projeto visa contribuir para o preenchimento das lacunas existentes na literatura acadêmica relativa à gestão de operações no contexto de crises, desastres e ajuda humanitária, tendo como escopo os desafios e aprimoramentos necessários para a gestão de operações sob a perspectiva dos stakeholders envolvidos no estado do Rio de Janeiro.

Integrantes: Tharcisio Cotta Fontainha - Integrante / Adriana Leiras - Coordenador / Renata Albergaria de Mello Bandeira - Integrante / Rodrigo Antônio Silveira dos Santos - Integrante / Renan Caldas Correia - Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

Em andamento

2023 - Atual
CAPES BRAFITEC - 88881.717009/2022-01
A formação de engenheiros como vetores da transição socioecológica para a indústria
do futuro

Descrição: O desenvolvimento sustentável (DS), ora percebido como a perspectiva integrada de pilares econômicos, sociais e ambientais, é identificado como uma característica fundamental a ser perseguida pelas indústrias de forma a sobreviverem a pandemias, guerras e outros desastres. Consequentemente, diversos atores da sociedade devem atuar em prol desse DS, com destaque para as instituições de ensino superior (IES) que adotam o modelo de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Apesar de o modelo de EDS estar presente nos currículos do ensino fundamental à universidade na França, sua adoção é marcante principalmente nos cursos de engenharia. Não obstante, tanto na França quanto no Brasil, existe uma grande carência por recursos didáticos e outras ações na tríade de ensino, pesquisa e extensão que promovam a adoção do modelo EDS de forma mais consistente. Dessa forma, o presente projeto visa apoiar a formação de engenheiros como vetores da transição socioecológica para a indústria do futuro através do desenvolvimento e utilização de recursos formativos sobre desenvolvimento sustentável.

Integrantes: Tharcisio Cotta Fontainha - Integrante / Lino Guimarães Marujo - Integrante / Amanda Fernandes Xavier Pedrosa - Coordenador / Eduardo Romeiro Filho - Integrante / Ana Valéria Carneiro Dias - Integrante / Reidson Pereira Gouvinhas - Integrante / Améziane Aoussat - Integrante / Antonio Rodriguez de Castro - Integrante / Tatiana Reyes - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Em andamento

2023 - Atual
CNPq Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora -
311515/2022-3
Desenvolvimento das plataformas Rede Refugia e Droneiros Voluntários

Descrição: O objetivo geral do presente projeto consiste em fortalecer o conjunto de produtos tecnológicos sociais para gerenciamento das operações no contexto de desastres. Os dois produtos tecnológicos abordados nesse projeto se caracterizam como plataformas para integração de stakeholders em operações de preparação e resposta a desastres, possuindo o nome de Rede Refugia e Droneiros Voluntários.

Integrantes: Tharcisio Cotta Fontainha - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Concluído

2020 - 2024
FAPERJ Auxílio ao Pesquisador Recém Contratado - E-26/211.611/2019
Gestão de Operações na prática: contexto de preparação e resposta a desastres no estado do Rio de Janeiro

Descrição: Este projeto visa contribuir para o preenchimento das lacunas existentes na literatura acadêmica e prática, concentrando esforços em duas áreas complementares, bem como comparar a estrutura das ações de preparação e resposta a desastres das organizações envolvidas com o assunto no estado do Rio Janeiro com a estrutura de outros países. A primeira área visa a transformação de referenciais técnico-científicos em ferramentas aderentes à realidade da população e stakeholders envolvidos na preparação e resposta a desastres; a segunda visa a construção e aprimoramento de teorias e políticas públicas sobre preparação e resposta a desastres a partir do experiência e atuação da população e stakeholders; e a terceira visa a oferecer benchmarking para as estruturas para OM no contexto de desastres no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Integrantes: Tharcisio Cotta Fontainha - Coordenador.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

Concluído

2020 - 2024
CAPES PROCAD Defesa - 88887.387760/2019-00
A cadeia de valor da ajuda humanitária e suas relações com a segurança nacional

Descrição: O projeto visa estruturar a cadeia de valor para atuação conjunta do Ministério da Defesa, Forças Armadas e instituições envolvidas em operações humanitárias, considerando a formação da rede de stakeholders e a proposição de políticas e ferramentas de auxílio à decisão, em apoio à Defesa Nacional.

Integrantes: Tharcisio Cotta Fontainha - Integrante / Adriana Leiras - Integrante / Luiz Felipe Roris Rodrigues Scavarda - Coordenador / Renata Albergaria de Mello Bandeira - Integrante / Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki - Integrante / Francisco José de Castro Moura Duarte - Integrante / Rodrigo Antônio Silveira dos Santos - Integrante / Renan Caldas Correia - Integrante / Marcos Paulo Rodrigues Montenegro - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Em andamento

2023 - Atual
FAPERJ CONFAP/WBI - E-26/201.655/2023
Eco-innovation maturity model to support supply chain resilience: perspectives from
small business in agro-food sector

Descrição: Eco-innovation (i.e., ecological innovations) is an approach aligned to the sustainability concept and focused on long-term success for business and supply chains. Despite the development of sustainable initiatives within the past decades, adopting a holistic approach to Eco-innovation is still a challenge. In this sense, Xavier et al. (2020) proposed the Eco-Innovation Maturity Model (Eco-Mi) to guide the integration of Eco-innovation into organizational practices. Despite the value of Eco-Mi, the covid-19 pandemic, the war in Ukraine, and other global disasters demonstrated the need for more resilient and sustainable supply chains. Therefore, this project aims to propose a new Eco-Mi adherent to the current global and local economic perspectives and test its application. The research considers the analysis and comparison of cases in Brazil and Belgium in the agro-food sector as a path to enhance the contribution of Eco-innovation for the theory (academic papers) and organizational practices/performance for business and supply chains (i.e., a platform for self-assessment of Eco-innovation based on the new Eco-Mi).

Integrantes: Tharcisio Cotta Fontainha - Integrante / Amanda Fernandes Xavier Pedrosa - Coordenador / Perrine Ferauge - Integrante / Loann Astorino - Integrante / Philippe Fortemps - Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

Em andamento

2022 - Atual
FAPERJ Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - E-26/201.310/2022
Interlocuções entre teoria e prática de Gestão de Operações no contexto de desastres
do estado do Rio de Janeiro

Descrição: O projeto tem como objetivo geral aprimorar a interlocução entre teoria e prática de OM no contexto de desastres, o que se observa em quatro objetivos específicos. O primeiro investiga as teorias de OM desenvolvidas a partir da prática de profissionais em desastres; o segundo sintetiza os desafios dos profissionais que atuam em desastres no que tange o uso dos modelos e ferramentas de OM propostas para o contexto de desastres; o terceiro busca adaptar os modelos e ferramentas de OM propostos para o contexto de desastres conforme as necessidades dos profissionais que atuam efetivamente com desastres; o quarto busca desenvolver uma teoria de OM acerca da prática dos profissionais que atuam em desastres.

Integrantes: Tharcisio Cotta Fontainha - Coordenador.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

 

Av. Horácio Macedo, 2030 - Centro de Tecnologia,

Bloco I, Sala I-011 (subsolo) Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ CEP: 21941-972

 

Email | ceped.coppe@pep.ufrj.br

bottom of page